12/09/2016

CLIENTE INTERNO: Um tratamento de qualidade, gera resultados com qualidade!

No mundo corporativo e concorrido que vivemos hoje muitas empresas estão investindo no excelente atendimento de seus clientes de forma a garantir que eles permaneçam satisfeitos tanto com o produto/serviço, quanto com o atendimento recebido.

 

Hoje atender bem um cliente faz a empresa ter prestígios, muitos optam por um bom atendimento e com um preço de produto/serviço um pouco mais alto, do que um mau atendimento por um preço de produto/serviço mais baixo. E seguindo esta linha os empresários têm investido alto em treinamento e mais treinamentos para garantir o bom atendimento de seus clientes e desta forma a mantê-los fieis.

 

Porém neste processo todo, se esquece de focar em como está o atendimento interno dos colaboradores da empresa, muitos profissionais desmotivados, descontentes, irritados são gerados por mau atendimento interno da empresa.

 

Temos que ter em mente que enquanto os colaboradores trabalham para que seus clientes externos sejam bem atendidos, existem os atendimentos internos dos gestores, diretoria e RH a estes colaboradores. Nesta matéria quero focar no RH, no qual considero que deve ser o atendimento interno mais importante e mais procurado dentro das empresas e que gera resultados reais a empresa.

 

Sabe aquela frase “O cliente sempre tem razão”? Pense nesta frase e relacione ao seu colaborador. Talvez agora você se pergunte, então quer dizer que ele pode mandar e desmandar na empresa? Ele sempre terá razão? Não exatamente. Mas, sua opinião deve ser levada em consideração, afinal, os resultados que seus clientes externos receberão, também dependem diretamente dele.

 

Enquanto este colaborador esforça-se, no dia-a-dia, para manter simpatia e empatia no trabalho de abordagem ao público, ele necessita ir em busca de alguma informação ou esclarecimento sobre alguma questão trabalhista, por exemplo, e pode acontecer que ele se defronte com rispidez no contato com público interno (ex: RH). Nessa situação, a tendência natural é que a presença dos sentimentos gerados pelo diálogo descortês com a equipe manifeste-se na rotina de atendimento ao público externo, refletindo no nível motivacional ou até mesmo, em longo prazo, na saúde deste profissional, caso essa prática seja uma constante dentro da organização.

 

Devemos entender que seu colaborador faz parte do capital humano de sua empresa. Agregue valor a ele (seja em benefícios, plano de carreira ou mesmo abertura para o diálogo), e ele devolverá este investimento com bons resultados e que geram automaticamente lucratividade.

 

Cada indivíduo deve procurar realizar o exercício de se colocar no lugar daquele que vem em busca de auxílio e atender ao outro da forma como acredita merecer um atendimento adequado. A postura no momento do contato direto é um elemento importante na interpretação da mensagem presente no diálogo. A expressão corporal, a gesticulação, a respiração, o tom de voz e o olhar também comunicam, portanto merecem a nossa atenção. Gere empatia com seu cliente interno ele merece sua atenção! Afinal você e seu departamento não existiriam se não fosse em função dele.

 

Por isto trate seu cliente interno como você gostaria de ser tratado! Lembre-se sempre que o que plantamos será sempre o que colheremos no futuro! Se plantarmos um bom atendimento aos nossos colaboradores, colheremos respeito por parte deles e reconhecimento do nosso trabalho, além de resultados consideráveis dentro da empresa! Pense nisto! E faça o seu RH mais humano!

 

By Thaiany Mairene