06/09/2017

 

Comunicação

Levando o público do ponto A para o ponto B.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nos comunicados internos de uma empresa, nas orientações familiares de uma casa, sempre a pontos em comum, o ponto A e o ponto B.

 

Quando estes comunicados, quer sejam escritos, quer sejam falados, tem ou devem ter o propósito de levar o público do ponto A para o ponto B, sendo que isso deverá ocorrer da melhor forma possível.

A questão é, como é a melhor forma possível?

 

Bem, vamos lá:

 

Quem estará responsável pela comunicação, deverá:

 

  1. Saber bem o assunto que será escrito, ou falado (discurso);
  2. Conhecer o público que receberá a informação, pois tanto escrita, quanto falada, a informação deverá estar em uma linguagem que este público possa compreendê-la facilmente;
  3. Ao finalizar o material, antes de publicá-lo, ou discursá-lo, leia novamente e se for o caso, apresente a alguém apartado do assunto, para que se tenha uma opinião não viciada no que se está querendo comunicar, possibilitando a revisão e melhoria do material;
  4. Seja focado ao comunicar, não disperse com informações que não irão agregar ao público;
  5. Comunique como em uma história:
    1. Começo;
    2. Meio;
    3. Fim;
  6. Após a publicação da informação, ou após o discurso desta, fale com as pessoas sobre o que foi comunicado, isso fará com que o público perceba uma preocupação com eles, e o ajudará a melhorar a comunicação nas próximas oportunidades.

 

Há sempre uma oportunidade de melhoria, busque-as. Disponha-se a melhorar.

 

Saia também do ponto A e vá para o ponto B com o seu público.

 

Comunique-se e faça-se comunicar.

 

Artigo publicado pela DunamisRH, escrito por Anderson Mairene.