03/04/2017

Liderança com propósito.Liderança com propósito

 

A palavra propósito significa:

  • Vontade de realizar e/ou alcançar alguma coisa; desígnio;
  • O que se quer alcançar; aquilo que se busca atingir; objetivo.

Fonte: https://www.dicio.com.br/proposito/

 

A palavra propósito nos remete a algo grandioso, que mude o mundo, porém muitas vezes esse propósito, para que se torne grandioso, deve começar com pequenas doses, pequenos objetivos. Fazendo alcançar metas pequenas e curtas que nos arremeta a algo maior.

O propósito deve ser sempre o motivador, mas deve-se trilhar caminhos de forma sábia para atingir esse propósito, por exemplo, se o propósito é mudar vidas e tirá-la da estagnação e as tornarem pessoas, cidadãos e profissionais melhores, não é concebível fazer isso, passando ou desrespeitando objetivos e propósitos delas.

 

Para que o propósito venha a se cumprir, muitas vezes necessitamos de outras pessoas, que com suas habilidades, conhecimento e experiências vividas, nos auxiliem, mesmo quando o que dizem é negativo, pois daí saberemos o que não fazer ou pensar. Isso, significa que de uma forma ou de outra, necessitamos de pessoas.

A liderança com propósito, deve seguir esses princípios, respeito, conhecimento e compartilhamento de ideias com o próximo, ou neste caso com seu liderado. Hierarquicamente, a relação é líder e liderado, mais isso não muda o fato de que o papel do líder deva ser orientar com sabedoria e conhecer a quem está liderando e seus objetivos, para que saiba como expor o seu propósito comum para toda a equipe de liderados.

 

O líder tem um propósito de vida, o que muitas vezes vai influenciar em sua liderança, mas um líder consciente deve conhecer os propósitos de seus liderados, tanto como equipe, que é o propósito comum, quanto o propósito individual de seus liderados. Isso possibilitará e dará argumento ao líder quando for propor uma meta, um objetivo, um propósito que pensou para os seus liderados.

 

A liderança com propósito, entende, auxilia e estimula, os seus envolvidos a seguirem com seus propósitos, bem como também seguir com o propósito que está sendo proposto. Assim, tal importância tem o bem relacionamento, do líder com sua equipe, e da habilidade desse líder de manter o bem relacionamento da equipe com ela mesma. Desta forma não haverá peso nas realizações das tarefas diárias e no atingimento das metas propostas pela liderança.

 

Uma liderança com propósito, tem o objetivo maior de fazer com que seus liderados se tornem líderes e liderem com propósitos até maiores do que aqueles que ele recebeu. Sendo assim, uma liderança com propósito deve ser:

  • Consciente;
  • Respeitosa;
  • Entusiástica;
  • Estimulante;
  • Sábia;

Esses são alguns, de muitos outros pontos que um líder com propósito deve ter como verdade, para influenciar seus liderados e acima de tudo saber que seus liderados são parceiros no atingir de seu propósito para a equipe.

 

 

Segundo o autor do livro “O Monge e o Executivo“ Liderança:

 

“É a habilidade de influenciar pessoas para

trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos

identificados como sendo para o bem comum”.

James C. Hunter

Artigo publicado pela DunamisRH, escrito por Anderson Mairene.